top of page
Buscar
  • Setrix Segurança em Tecnologia da Informação

Segurança cibernética em 2024: confira previsões do setor

Os avanços tecnológicos estão acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado. Com todas as novidades que surgem no mercado, é de se esperar que novas e diferentes ameaças surjam. Por isso, a segurança cibernética é tão importante, visto que é a única maneira de manter o ambiente digital seguro.


Com mais um ano novo começando, o mercado volta os olhos para identificar, analisar e estudar as previsões para a segurança cibernética para o ano de 2024, a fim de compreender a fundo as ameaças e o que é necessário para preveni-las.


Neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre algumas das principais previsões cibernéticas para 2024. Então, continue lendo este conteúdo até o final para saber como se proteger e proteger o seu negócio.


Previsões segurança cibernética em 2024

Separamos algumas previsões nos tópicos abaixo com o intuito de ajudar nossos leitores a ter insights do que fazer para manterem seus negócios protegidos. Alguns pontos abordados já são muitos conhecidos, como o ataque de phishing e o ransomware.


Mas ainda assim é válido falar deles, visto que até mesmo os ataques mais antigos e conhecidos sofrem modificações para se tornarem mais sofisticados e complexos.


Inteligência Artificial

Da mesma forma que os cibercriminosos fizeram uso das ferramentas de Inteligência Artificial e de machine learning para aplicar golpes mais sofisticados e próximos do real, essas tecnologias também serão ótimas aliadas para a segurança cibernética em 2024.


A IA será usada para identificar e prever ameaças cibernéticas, através da sua alta capacidade avançada de analisar dados. Assim, também será mais fácil melhorar os sistemas de detecção precoce.


As expectativas são que em 2024, algoritmos de IA forneçam análise e dados de ameaças em tempo real, o que geraria uma resposta mais precisa e ágil contra essas ameaças cibernéticas. Também existe a expectativa da machine learning evoluir a ponto de melhorar as medidas defensivas ao longo do tempo.


Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) vem ganhando cada vez mais força e espaço, muito disso se dá ao aumento de pessoas trabalhando em regime híbrido ou home office


Para 2024, espera-se uma melhoria na segurança da IoT. Isso pode ser feito através do avanço nos protocolos de segurança padronizados e robustos para dispositivos de IoT ou da adoção de soluções de proteção específicas. Outra forma de aumentar a segurança nessa área, é através da conscientização das pessoas que fazem uso da IoT.


Ferramentas são criadas para ajudar a identificar de forma rápida e precisa o phishing. O investimento na conscientização dos usuários e a implementação de controles como a autenticação multifator (MFA) também são uma ótima forma de aumentar a segurança contra os ataques de phishing.


Phishing

Os ataques de phishing são um dos tipos de ataques cibernéticos mais antigo que existem e mesmo assim muitas pessoas ainda são vítimas desse golpe. Com o passar dos tempos, os ataques de phishing ficam mais sofisticados, deixando a identificação de golpes cada vez mais difícil. 


Cibercriminosos usam Inteligência Artificial, como o ChatGPT, por exemplo, para criarem mensagens de phishing que parecem cada vez mais verdadeiras. Mas, mais uma vez, a mesma tecnologia que ajuda os cibercriminosos, pode ajudar a combater as ameaças.


Ferramentas são criadas para ajudar a identificar de forma rápida e precisa o phishing. A implementação da autenticação multifator (MFA) também é uma ótima forma de aumentar a segurança contra os ataques de phishing. 


Ransomware

Os ataques de ransomware continuam crescendo cada vez mais e agora estão mais complexos e sofisticados. Agora, esse ataque conta com extorsão multifacetada, nos quais ocorrem a exfiltração de dados. Os cibercriminosos usam esses dados para fazer ameaças de divulgação pública caso não seja pago um resgate. 


Por isso, esse é outro ponto que precisa ficar no radar dos responsáveis pela segurança de uma empresa. Visto que as formas de extorsão tendem a ser piores do que já vimos nos anos anteriores. 


Conclusão

Em 2024 veremos ainda mais a implementação das mais diversas tecnologias, como a Inteligência Artificial, nos dois lados da moeda: elas serão usadas tanto para o bem, quanto para o mal. Será papel dos responsáveis pela segurança cibernética saber ver, proteger e gerenciar continuamente todas as ameaças do mundo digital.


É de extrema importância investir em segurança cibernética para garantir a proteção do seu negócio e dos dados nele gerados. A Setrix conta com diversas soluções para segurança da informação. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!


bottom of page