top of page
Buscar
  • Setrix Segurança em Tecnologia da Informação

Entenda o que é Security Awareness e seus benefícios

Quando falamos de Security Awareness, de certa forma também estamos falando de treinamento. Isso porque, essa é uma das melhores formas de conscientizar toda a equipe sobre a importância da segurança da informação dentro de um negócio.


E conscientização sobre segurança é exatamente o que a Security Awareness é. Nos dias atuais, em que praticamente todos os processos e dados de uma empresa são digitais, entender o peso que a cibersegurança tem é crucial para garantir a saúde da organização.


Neste conteúdo vamos falar sobre o que é essa conscientização, seus benefícios, como é feita e mais! Então, continue lendo esse post até o final para não perder nenhuma informação importante!


O que é Security Awareness?

Como já adiantamos na introdução deste conteúdo, Security Awareness tem tudo a ver com treinamento. Para se ter uma ideia, segundo o relatório The Global Risks Report 2022

17th Edition, do World Economic Forum, cerca de 95% dos incidentes na segurança cibernética foram causados por erro humano.


Esse dado é muito alarmante e preocupa muitos gestores. Contudo, ele pode ser contornado se a consciência de segurança for implementada na cultura da empresa. No entanto, quando falamos de Security Awareness, não nos referimos a um treinamento comum.


Na realidade, a Security Awareness vai além dos treinamentos. Ela é o conjunto de práticas destinadas a educar empresas e seus colaboradores sobre as ameaças cibernéticas, e, mais importante ainda, sobre como se proteger delas.


Para isso, além do treinamento comum, com palestras e workshops, também são feitas simulações de ataques, mostras de ameaças atualizadas e as melhores práticas para garantir a segurança da empresa.


Benefícios do Security Awareness

Além da cultura de conscientização que passa a fazer parte da empresa, fazendo com que todos compreendam a importância das práticas seguras no ambiente digital, a Security Awareness oferece outros benefícios.


Como, por exemplo, aumenta a resistência às ameaças, principalmente aos ataques baseados em interações humanas, como phishing e engenharia social. Também fornece atualizações constantes sobre as ameaças digitais e as melhores formas de se proteger contra elas. 


Como já dissemos, realiza simulações de ataques reais. Isso ajuda os colaboradores entenderem melhor como seria uma situação de risco e como o processo para sair desse cenário funcionaria de forma real. 


A Security Awareness também ajuda a diminuir os prejuízos financeiros de uma empresa. Isso acontece por dois motivos, sendo eles a diminuição de violação na segurança, o que impede o roubo e sequestro de dados. E, o gasto que a empresa teria para reparar essas brechas na segurança deixariam de existir.


Como fazer?

A responsabilidade de implementar a Security Awareness na empresa fica por conta do líder, diretor ou gestor do setor de segurança da informação da empresa. Porém, é importante dividir essa tarefa com pessoas do time de segurança cibernética e do recursos humanos. 


Dessa forma, juntando todos esses setores, fica mais fácil criar um conjunto de práticas que faça sentido para toda a empresa, servindo de solução para todos os principais problemas que a organização apresenta. 


De modo geral, esse “programa de treinamento” precisa ser abrangente, de forma que todos os setores sejam atendidos. É importante começar com assuntos mais simples e ir progredindo para os mais complexos conforme o tempo passa. 


Existe a opção de contratar uma empresa para fazer os treinamentos. Mas, é importante contar com pelo menos o líder do setor de segurança durante o processo.


Também é fundamental aplicar um processo de avaliação de tempos em tempos durante o treinamento. Dessa forma, é possível entender o nível de conscientização dos colaboradores e se as dinâmicas estão surtindo efeito. 


O que um bom Security Awareness precisa ter?

Um bom Security Awareness precisa ter lições, dinâmicas e oportunidades para todos os setores da empresa. Por isso, precisa ser adaptado para todos os níveis de colaboradores e para todas as necessidades.


Se a empresa conta com colaboradores terceirizados, é fundamental que os materiais do treinamento também sejam adaptados para eles. Afinal, eles também podem colocar a empresa em risco. 


É comum vermos em Security Awareness, educação formal, conteúdos extras informativos, como e-mails semanais com dicas e novidades sobre a área, aplicação de testes, entre outros. Da parte dos gestores, é crucial valorizar os colaboradores que mostraram mais interesse e se mostraram mais habilidosos e dispostos a aplicar o que aprenderam. 


Com que frequência fazer Security Awareness?

O recomendado é que a Security Awareness seja algo contínuo dentro das empresas. Afinal, o mundo digital está em constante mudança, as ameaças estão cada vez mais complexas e novas formas de se proteger sempre surgem.


Também é válido lembrar que colaboradores vêm e vão, então, sempre que entrar alguém novo no negócio, é importante passar a cultura da conscientização de segurança para ele. Assim, a garantia de ter os dados da empresa sempre seguros é maior.


Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir outros no blog da Setrix!


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page