top of page
Buscar
  • Setrix Segurança em Tecnologia da Informação

A importância da consultoria em segurança da informação

Sempre falamos como a segurança da informação é essencial para qualquer tipo de empresa nos dias atuais. No entanto, ainda existem gestores e empresários que não dão o devido valor para esse serviço, o que coloca o negócio em grandes riscos.


Para contornar essa situação, existe a consultoria em segurança da informação. Assim, os responsáveis por proteger os dados de uma organização passam a ter maior consciência do peso da segurança de TI.


Esse serviço também esclarece alguns outros pontos importantes para o bom funcionamento de um negócio. Neste conteúdo vamos falar sobre o que é a consultoria em segurança da informação, como funciona, e mais!


Então, continue lendo este post até o final para saber como esse serviço ajuda a proteger ainda mais o seu negócio.


O que é consultoria em segurança da informação?

A consultoria em segurança da informação é um serviço que deve ser prestado por profissionais especializados em segurança de TI. Afinal, para que esse serviço apresente resultados positivos, é preciso criar estratégias e ações que sirvam como proteção às informações da empresa. 


A segurança em TI envolve áreas como tecnologia da informação, governança e até mesmo direito. Esse último foi incluído mais recentemente, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 


Por isso, é importante que a equipe responsável por fazer a consultoria seja composta por profissionais qualificados e que tenham conhecimento nas áreas citadas acima. 


Além de criar ações que irão proteger as informações, ativos e dados de uma empresa, a consultoria em segurança da informação também irá conscientizar os colaboradores de uma empresa sobre a importância da segurança. 


Como funciona?

As ações criadas dentro de uma consultoria em segurança da informação envolvem alguns aspectos, como por exemplo, treinamentos, estratégias políticas, análise de ameaças e riscos, conscientização de usuários, entre outros.


O primeiro passo para uma boa consultoria é o diagnóstico de riscos. Assim, se existir algum risco na segurança da empresa, ele será identificado nesse processo. A partir daí, os consultores avaliam as melhores formas de converter essa situação, e em seguida apresentam as soluções para os responsáveis pela segurança da empresa.

Quando as soluções apresentadas são aceitas pelos gestores, os consultores acompanham e orientam a implementação dessas melhorias no processo da organização. E, por último, mas não menos importante, são passadas orientações para que essas melhorias se tornem práticas constantes dentro da empresa.


Assim, futuros riscos são evitados e a segurança da empresa é aumentada. 


Benefícios da consultoria em cibersegurança

A consultoria em segurança da informação oferece muitos benefícios para as empresas que optam por contratar esse serviço. Como, por exemplo, contando com uma equipe especializada na segurança de TI, saber sobre as tendências do mercado para essa área se torna uma atividade mais fácil e assertiva. 


Com esse serviço, a identificação de vulnerabilidades funciona de forma mais ágil. Assim, é possível se proteger antes mesmo de ser afetado por essas possíveis ameaças. A consultoria também analisa todo o contexto de segurança da empresa. 


Dessa forma, os profissionais responsáveis por esse serviço conseguem identificar quais recursos ainda são válidos, quais precisam de atualizações ou já não servem mais para aquele negócio. Ou seja, ocorre uma otimização dos recursos da empresa.


Todo esse processo faz com que os líderes e gestores das empresas adquiram profundo conhecimento nos diversos setores da empresa. Isso ajuda a otimizar todos os processos de um negócio, o que impacta positivamente outros serviços e operações da organização.


Como escolher uma boa consultoria?

Assim como em qualquer outro processo que uma empresa deseja implementar no seu negócio, no caso da consultoria também é importante primeiro identificar as reais necessidades da organização.


Afinal, cada negócio é diferente e precisa de soluções específicas. A consultoria pode ser direcionada de diferentes formas, a depender das dores de cada negócio. Por isso, antes de contratar um serviço, saiba identificar as reais motivações que levaram a buscar pela consultoria. 


Também é fundamental ter em mente que os consultores terão acesso à informações importantes da empresa. Sendo assim, é imprescindível contratar profissionais qualificados, com conhecimentos específicos para executar esse serviço.


Pesquisar sobre a empresa, os serviços já prestados e os depoimentos dos clientes são ótimas formas de assegurar que os profissionais selecionados para fazer a consultoria são de fato de confiança e qualificados. 


Consultoria em segurança da informação e Setrix

A Setrix nasceu em 2005 com o propósito de prover soluções específicas para a proteção da continuidade digital dos negócios, não apenas com a implementação de ferramentas de segurança, mas também pelo uso de metodologias e práticas recomendadas nestas implementações.


Hoje em dia, quase 20 anos após seu nascimento, a Setrix continua crescendo e mostrando como seus serviços, sempre feitos pelos profissionais mais qualificados da área, ajudam negócios de várias regiões do país a atingirem o sucesso, de forma segura.


A consultoria em segurança da informação da Setrix é completa e conta com uma equipe com sólida formação acadêmica, além de dezenas de certificações de fabricantes de tecnologias de segurança da informação.


Assim, os profissionais estão aptos a ajudar empresas com serviços como gestão de vulnerabilidades e pentest, análise de riscos, auditoria, política e adequação a normas como a LGPD. 


Entre em contato e saiba como contratar esse serviço! 


Commentaires


bottom of page