top of page
Buscar
  • Setrix Segurança em Tecnologia da Informação

Pentest: conheça o Teste de Penetração que evidencia falhas na segurança

Atualizado: 1 de fev. de 2023

Saiba como um especialista em técnicas de hacking pode identificar vulnerabilidades de segurança na sua empresa e colaborar na proteção contra ataques virtuais.


Em um passado não muito distante, hackear as proteções de segurança de uma empresa era uma tarefa complexa, que dependia de paciência e muita habilidade técnica. Porém, à medida que a tecnologia evolui, cibercriminosos encontram vulnerabilidades com cada vez mais facilidade e se aproveitam delas para atacar organizações e extrair dados sigilosos.

Com o Pentest, sua empresa descobre quão vulnerável está no ambiente virtual e pode agir de forma proativa para restabelecer sua segurança antes de se tornar vítima de uma invasão.

Continue a leitura para saber o que é um Teste de Penetração, como ele funciona e pode trazer vantagens significativas para o seu negócio.

O que é um Pentest?

O Pentest, também conhecido como Teste de Penetração, é uma simulação de invasão realizada em uma rede ou um sistema de computadores para identificar vulnerabilidades e falhas de segurança.


O profissional responsável por efetuar esse tipo de teste, que é um especialista em cibersegurança, é chamado de Hacker Ético ou Pentester, justamente porque faz "invasões" virtuais, mas com o objetivo de ajudar empresas a melhorarem suas barreiras no universo digital.


O grande benefício do Teste de Intrusão é saber como sua rede poderia ser invadida e os danos que seriam causados, para que sejam tomadas ações preventivas antes de um ataque real.


Como funciona o Pentest?


O Pentest é um teste de penetração que depende de um Hacker Ético para sua execução, já que é um serviço manual que pode ser feito em uma aplicação web ou em uma rede, a fim de identificar riscos de segurança e pontos vulneráveis.


O especialista em cibersegurança é fundamental para essa tarefa porque ele é o responsável por identificar falhas mais profundas e complexas, que passam despercebidas no dia a dia da operação, mas que podem causar estragos significativos. Além disso, ele também aponta como a correção deve ser feita.


Quando o ambiente de aplicação do Pentest é uma rede, um dos testes de invasão que precisa ser realizado é focado nas portas TCP e UDP. Todas elas são escaneadas e examinadas para assegurar que nenhuma sem filtro está aberta.


Mas se você está pensando que não precisa realizar um teste de invasão na sua rede porque já utiliza recursos de cibersegurança, como um firewall, por exemplo, saiba que o Pentest também pode lhe beneficiar. Afinal, ele pode verificar a situação das portas e identificar vulnerabilidades que ainda não foram notadas, até porque nenhuma solução de segurança zera definitivamente os riscos.


Além de examinar portas abertas e fechadas, o Pentest também procura por vulnerabilidades em aplicações que estejam ativas e rodando no seu servidor.


Formas de execução do Pentest


Para testar a segurança de um sistema ou rede que já possui políticas de segurança, a fim de evitar que um cibercriminoso encontre vulnerabilidades e ataque virtualmente uma empresa, há três diferentes formas de executar o Pentest. Confira:

  • White Box: é um dos testes de intrusão mais completos porque avalia toda a infraestrutura da rede. Normalmente, ele é executado por um membro da equipe de TI da própria empresa, já que para fazer uma análise tão detalhada é preciso conhecer uma quantidade significativa de informações relacionadas à segurança virtual da organização, como senhas, IPs, logins, servidores, firewalls etc. Com todos esses dados, o Hacker Ético pode fazer um ataque direcionado e descobrir de forma mais precisa o que deve ser corrigido.

  • Black Box: esse tipo de teste é bem mais abrangente e bem menos específico, já que parte do princípio de que o Pentester não tem muitas informações sobre a organização. Diante disso, ele consegue simular com facilidade um ataque externo, o que pode ser bem positivo na identificação de vulnerabilidades na estrutura da rede.

  • Grey Box: essa forma de execução do Pentest pode ser definida como um meio termo entre as duas apresentadas acima, isso porque ele possui algumas informações específicas para embasar seu teste de penetração, mas são poucas, nada comparado à White Box, por exemplo.

Como o Pentest pode elevar o nível de Segurança da Informação das empresas?

Os testes de penetração são uma ótima forma de analisar detalhadamente a infraestrutura de segurança de uma empresa, afinal, eles revelam vulnerabilidades que a colocam em risco no universo digital.


Depois que o Pentest é realizado, o Hacker Ético emite um relatório que detalha todas as fragilidades de segurança encontradas na rede ou sistema, além de indicar quais medidas são as mais adequadas para melhorá-las.


Vale lembrar que o Pentester é um testador profissional. Isso significa que ele está habilitado para utilizar técnicas de hacking e realmente tentar obter o acesso de informações confidenciais do seu negócio, desde senhas até dados bancários, seja executando comandos direto no sistema ou fazendo uma invasão remota. Tudo isso é um grande benefício para a sua empresa, já que você ganha a oportunidade de descobrir todas essas fragilidades através de um Hacker Ético que foi contratado para te ajudar e não de um cibercriminoso que, sem dúvida, poderia causar danos irreparáveis.


Então, quando o nível de Segurança da Informação da sua organização é elevado através de testes frequentes, o cliente enxerga ainda mais valor no seu negócio, depositando sua confiança nele. Além disso, todos os stakeholders se sentem mais tranquilos sabendo que seus dados e reputação estão seguros.


A importância dos Testes de Penetração para a Segurança da Informação


Conforme explicado ao longo deste artigo, o Pentest é uma técnica essencial para a manutenção e atualização das políticas de segurança e da proteção da sua empresa no universo digital.


Investindo nesse tipo de teste de invasão, seu negócio tem uma postura proativa diante das falhas de segurança, identificando-as antes que se tornem problemas graves para a organização.

A Setrix pode ajudar a sua empresa a identificar e solucionar vulnerabilidades em sistemas e redes de computadores através do Pentest. Fale agora com um de nossos especialistas e conheça mais detalhes dessa solução.

105 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page