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Gerenciamento de patches: como e por que fazer?

O gerenciamento de patches é um processo essencial para que a segurança cibernética de uma empresa seja garantida. É através dessa ação que os responsáveis de TI de uma organização têm a certeza de que os softwares estão atualizados e funcionando de forma correta.


Não atualizar os softwares utilizados na empresa, ou fazer a atualização de forma errada, pode ocasionar falhas que podem resultar em grandes prejuízos para o negócio. Em 2019 foi divulgado um estudo em que mostrava que cerca de 55% de todos os aplicativos instalados em computadores ao redor do mundo estavam desatualizados.


Além de softwares não atualizados tornarem as aplicações limitadas, o que pode impactar na qualidade da entrega do produto final, eles também podem servir de porta de entrada para criminosos cibernéticos. 


Por isso, elaboramos esse artigo. Dessa forma, esperamos esclarecer as dúvidas sobre o assunto e mostrar a importância de gerenciar os patches. Também mostraremos como fazer esse gerenciamento. Então, continue lendo este conteúdo até o final para não restar dúvidas! 


O que é gerenciamento de patches?

Patch é uma palavra em inglês que significa “correção”, em alguns casos também pode ser traduzida como “remendo”. Seja como for, no mundo da tecnologia “patch” é usado para se referir a formas de normalizar falhas de segurança ou bugs de um software.


Assim sendo, o gerenciamento de patches é o processo de aplicar essas correções nos softwares. Essas correções podem ser feitas em sistemas operacionais, software de sistema, navegadores e aplicativos instalados em servidores, desktops e laptops.


Esses patches são criados e disponibilizados pelos próprios desenvolvedores e fornecedores de software. Isso acontece porque é comum que softwares apresentem falhas ou brechas de segurança logo após seu lançamento. Principalmente se o processo de testes não tiver sido executado da forma correta.


Também é comum que softwares passem por atualizações, e durante esse processo pode ocorrer alguma brecha na segurança. Normalmente, os patches são para corrigir bugs funcionais e remediar vulnerabilidades de segurança.


Importância do gerenciamento de patches

O gerenciamento de patches é indispensável para garantir que os softwares não fiquem expostos às vulnerabilidades. Consequentemente, os patches são fundamentais para garantir a proteção e segurança dos sistemas e dispositivos de uma empresa.

Gerenciar patches, além de ajudar na segurança cibernética das empresas e evitar que cibercriminosos usem as brechas dos softwares para ações maliciosas, também incluem as atualizações de funcionalidades e melhorias de recursos.


Outro ponto importante do gerenciamento de patches é manter a conformidade da empresa com o setor de tecnologia. Isso porque, alguns padrões de conformidade exigem atualização regular de software. Não cumprir com as normas de conformidade pode resultar em multas para a empresa.


Passo a passo para gerenciar patches

Para um gerenciamento de patches eficaz, não basta apenas atualizar os softwares. É preciso seguir alguns passos que ajudam a tornar o processo mais assertivo. Neste tópico vamos mostrar alguns deles.


Começando com a descoberta. É preciso avaliar e analisar todos os softwares da empresa, para saber qual precisa de atualização. Também é importante saber qual atualização deve ser feita.


Muito provavelmente mais de uma atualização deverá ocorrer. Contudo, não é possível fazer todas as atualizações ao mesmo tempo. Então, é preciso também saber priorizar a ordem da instalação dos novos patches.


Ficar atento aos novos patches disponibilizados pelos fornecedores e desenvolvedores também ajuda a entender a ordem prioritária das atualizações. É preciso saber identificar o que apresenta mais risco para a empresa.


Após fazer a atualização, é preciso monitorar esses novos patches, assim é possível entender se houve compatibilidade com o software. Nem toda atualização é bem aceita pelo software. Isso não significa que a ferramenta ficará com erro para sempre. Normalmente, as correções são lançadas rapidamente.


Vale lembrar que existem formas otimizadas e automatizadas de executar essa tarefa. No final deste conteúdo, nós mostramos uma opção. Então, continue com a leitura!


Benefícios do gerenciamento de patches

Além de proporcionar mais segurança para a empresa, seus dispositivos e rede, o gerenciamento de patches também oferece outros benefícios. Como, por exemplo, maior satisfação de clientes. Isso acontece como uma consequência de um bom gerenciamento.


Quando o gerenciamento é feito de forma eficaz, os produtos funcionam melhor e com mais qualidade. Logo, os clientes ficam mais felizes com isso. 


Outro benefício é a possibilidade de inovação constante. Implementando patches aprimorados, é possível fazer atualizações contínuas, que irão ajudar a empresa a inovar sempre.


E, claro, como mencionado anteriormente, o gerenciamento ajuda a manter a conformidade. E isso evita que a empresa precise pagar multas. Sendo assim, os benefícios impactam também a saúde financeira da organização.


Gerenciamento de patches com Kaspersky e Setrix

Segundo a própria Kaspersky, apesar de ser uma tarefa crucial para manter a segurança e boa funcionalidade do software, fazer o monitoramento e gerenciamento de patches pode ser uma tarefa tediosa e que ocupa muito o tempo da equipe de TI.


Por isso, existe o Kaspersky Vulnerability and Patch Management. Com ele, as tarefas essenciais para a segurança, configuração e gerenciamento de patches, gerenciamento de inventário e implementações de aplicativos são centralizadas e automatizadas. Dessa forma, a segurança é otimizada e o tempo é economizado.


O melhor de tudo isso é que a Setrix é Platinum Partner da Kaspersky. Sendo assim, temos a habilidade de implementar esses e outros serviços para nossos clientes. A Setrix trabalha sempre para oferecer as melhores soluções de segurança da informação!


Entre em contato com a equipe da Setrix e tenha a garantia de que seu negócio estará protegido!  


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