top of page
Buscar
  • Setrix Segurança em Tecnologia da Informação

XDR: tudo que você precisa saber sobre Detecção e Resposta Estendidas

A solução, que é fruto da necessidade do mercado, oferece um conjunto unificado de ferramentas de segurança da informação que promete proteger toda a infraestrutura de TI de uma organização


Se você conversar com um profissional de segurança da informação, provavelmente ele irá aconselhá-lo a implementar uma solução XDR na sua empresa, para proteger integralmente sua infraestrutura de TI.


Porém, a amplitude desse tipo de sistema faz com que sua compreensão seja complexa para muitos gestores.


Para que você saiba o que é um sistema XDR, como ele funciona e pode proteger o ambiente virtual do seu negócio, continue a leitura!


O que é XDR?

XDR é a sigla de Extended Detection and Response ou, em português, Detecção e Resposta Estendidas. Trata-se de uma categoria de sistemas automatizados de segurança da informação desenvolvida para detectar e combater ameaças complexas de forma proativa em vários níveis de estrutura, indo além do endpoint (dispositivos como PCs, notebooks e servidores, por exemplo).

Isso é possível graças a uma gama de diferentes ferramentas que são integradas aos programas e aplicativos de segurança de uma organização para fortalecer esse processo e monitorar não apenas endpoints, como também a rede, nuvem e até os servidores de e-mail.

Os sistemas XDR também contam com funções analíticas e automáticas para identificar e combater ameaças atuais e aquelas que podem causar problemas no futuro. Como esses sistemas funcionam?

Os sistemas XDR têm a automação como base para, através de um sistema de segurança da informação unificado, fornecer uma visibilidade mais ampla para colocar as ameaças dentro de um contexto, onde será mais fácil identificá-las e eliminá-las.


O monitoramento de dados de todo o ambiente de tecnologia realizado por essa solução possibilita a identificação de incidentes e riscos em qualquer ponto, além de criar uma relação entre eles para permitir que os seus colaboradores de segurança visualizem claramente um possível ataque cibernético.


O XDR também utiliza recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning para automatizar a análise de incidentes correlacionados, que são identificados em tempo real, facilitando a resposta e fazendo com que ela se torne mais eficiente.


Um ponto que merece destaque nesse tipo de sistema é que as organizações podem optar por responder às ameaças de forma automática ou manualmente. O XDR pode ser configurada para impedir incidentes, seja fazendo bloqueios ou colocando dispositivos em quarentena, por exemplo, mas os especialistas em segurança da informação também têm a opção de verificar os relatórios gerados e as soluções recomendadas para, só então, tomar uma ação.


Como o XDR se diferencia de outros sistemas de segurança da informação? É provável que você conheça outras soluções de cibersegurança que podem ser comparadas aos sistemas XDR, mas existem diferenças importantes relacionadas aos seus objetivos e recursos.


As soluções EDR (Endpoint Detection and Response), por exemplo, protegem apenas o endpoint, enquanto o XDR responde por todo o ambiente de tecnologia, incluindo serviços de rede e nuvem.


O SIEM, que gerencia eventos e informações de segurança, tem sua funcionalidade limitada à coleta e análise de dados da rede local. Portanto, não tem capacidade de resposta como o XDR.


As ferramentas UEBA (User Entity and Behavior Analytics), por sua vez, são capazes de analisar o comportamento de usuários, dispositivos e aplicativos, mas também não respondem às ameaças.


Os sistemas SOAR (orquestração, automação e resposta de segurança) são, possivelmente, os que mais se aproximam dos XDR porque abrangem grande parte da infraestrutura tecnológica. Ainda assim, são focados em resposta padrão e necessitam de outros componentes de defesa proativos, além de terem menor compatibilidade com soluções utilizadas como fontes de dados.


Como o XDR beneficia negócios


No cenário de rápida evolução das ciberameaças em que vivemos, o XDR aparece como uma solução que oferece proteção global para infraestruturas de TI que estão em constante atualização, justamente para continuarem sendo funcionais nessas condições.


Além disso, trata-se de um sistema que otimiza e facilita o trabalho com incidentes de especialistas em segurança da informação, para que esses colaboradores que fazem parte do seu time possam focar no desenvolvimento de estratégias do negócio, por exemplo.


O XDR também diminui o tempo médio de detecção e resposta às ameaças, um ponto fundamental para reduzir as chances de cibercriminosos invadirem seu ambiente de TI e causarem danos financeiros ou de reputação para a sua empresa, já que a ação de inibir ataques se torna muito mais rápida e assertiva.

Ainda, vale destacar outras vantagens do XDR que também beneficiam empresas que têm recursos especializados de segurança da informação mais escassos ou limitados, como o aumento da automação, uso de apenas um console, dados centralizados em um ambiente data lake, priorização de incidentes e até uma menor emissão de alertas falsos.


Proteja sua empresa de ameaças complexas


Selecionar e implementar um sistema XDR exige um parceiro com alta expertise em segurança da informação e que conte com um portfólio amplo e completo de produtos, com a profundidade e maturidade necessárias para integrá-los e gerar detecção e respostas de maneira proativa, automática e contínua.


Com o auxílio dos especialistas da Setrix, seu negócio fica protegido de ameaças complexas com soluções que te ajudam a reconhecer o contexto de um ciberataque e definir a melhor maneira de combatê-lo. Fale conosco e saiba mais!

50 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page