top of page
Buscar
Setrix Segurança em Tecnologia da Informação

Grandes eventos chamam atenção para golpes cibernéticos

Grandes eventos, sejam eles esportivos ou culturais, são sempre empolgantes e cercados de acontecimentos históricos. Para quem participa desses eventos, a emoção de representar seu país e de levar um prêmio para casa é muito grande. Para quem vai prestigiar, é uma experiência única.


No entanto, para pessoas má intencionadas, como cibercriminosos, esses eventos são quase o sinônimo de momento perfeito para aplicar golpes cibernéticos. E isso não é de hoje, como você verá no decorrer deste texto.


Por isso, sempre que for para algum evento grandioso, lembre-se que além da diversão também é preciso prestar muita atenção na segurança digital de seus dispositivos. Assim como também é recomendado não acreditar em todos os sites de vendas, principalmente os com promoções duvidosas.


Neste conteúdo vamos falar de alguns dos golpes digitais aplicados recentemente. Além, claro, de dar dicas de como se proteger. Então, continue com a leitura até o final e não perca nenhuma informação importante!


Principais golpes cibernéticos nos Jogos Olímpicos

Em agosto de 2024 tivemos a 33ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Essa edição ocorreu em Paris, na França, e marcou a volta dos eventos esportivos de grande porte após as restrições da pandemia de covid-19 serem suspensas. 


Com isso, o esperado era de que 15 milhões de turistas fossem até a capital francesa para assistir à competição. Enquanto a população estava animada com o evento, golpistas estavam se preparando para atingir o maior número de vítimas possível.


Nos tópicos abaixo, separamos três dos golpes mais aplicados nesta edição das Olimpíadas. Confira!


Plano de dados

Nos dias atuais é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não esteja conectado o tempo todo à internet. Quando se trata de viagens, principalmente internacionais, é ainda mais esperado essa conexão contínua.


Turistas usam dessa conectividade para se comunicar melhor com os locais, para se locomover e, claro, para registrar todos os momentos da viagem. Para isso, é preciso ter um bom pacote de dados que garanta uma boa conectividade.


Sabendo disso, muitos golpistas tiram proveito da inocência dos turistas. São apresentados planos extraordinários de planos de dados com quantidades exuberantes de GB de Internet por preços muito baixos.


Quando na verdade, a pessoa que adquiriu esse plano, não recebeu nenhum megabyte e ainda pode ter seus dados roubados e usados para fins maliciosos.


Ingressos e produtos

Os golpistas também sabem que para esses eventos, a procura por ingressos ou produtos oficiais para guardar como lembrança é muito alta. Por isso, criam sites falsos muito parecidos com os oficiais, mas com valores mais abaixo que o normal.


Nesses sites é possível encontrar ingressos mais baratos, trocas de ingressos e produtos “oficiais” de eventos por preços convidativos. No entanto, o comprador nunca recebe as mercadorias. E em casos de ingresso, se receber algum, será barrado na entrada do evento por ser ingresso falso.


Além de gastar dinheiro e não receber o que comprou, a vítima também corre o risco de ter os dados roubados.


Wi-Fi público

Como mencionado anteriormente, é comum turistas precisarem estar conectados o tempo todo. Para isso, cidades que sediam grandes eventos costumam disponibilizar Wi-Fi público e gratuito. Mas, será que essas redes são confiáveis?


Na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, especialistas da Kaspersky foram conferir a segurança dessas redes. E, de todas as redes avaliadas, uma em cada quatro estava insegura!


Usar essas redes pode levar o usuário a ter seus dados pessoais e bancários roubados. As redes inseguras apresentaram criptografia fraca ou inexistente, uso de dispositivos e protocolos desatualizados ou configuração incorreta. Esses fatores deixam essas redes propícias para ataques de interceptação, descriptografia ou cracking.


Histórico de golpes e ataques hackers em grandes eventos

Os golpes cibernéticos em grandes eventos esportivos não são de hoje! Em 2018, por exemplo, durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, na Coreia do Sul, houve um ataque hacker que atrapalhou consideravelmente o evento. 


A rede Wi-Fi do local da cerimônia de abertura dos jogos caiu, o aplicativo oficial das Olimpíadas para smartphone parou de funcionar, drones de transmissão foram aterrados e as televisões conectadas à Internet transmitiram apenas uma imagem toda branca.


Durante os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio, em 2021, responsáveis pela segurança cibernética disseram ter enfrentado 450 milhões de tentativas de “eventos de segurança”. 


Já em Paris, um ataque de ransomware direcionado ao salão de exposições Grand Palais, local que serviu também para palco das competições de esgrima e taekwondo, foi detectado pelos responsáveis pela cibersegurança do evento.


O sistema computacional do Grand Palais foi o alvo do ataque. Esse sistema é responsável não apenas pelos eventos do local, mas também é responsável por todos os dados de mais de 40 museus afiliados a ele. 


Felizmente, o ataque foi identificado e contido antes que pudesse gerar algum mal real. Mas, caso tivesse sido sucedido, a quantidade de dados roubados seria gigantesca.


Como se proteger de golpes cibernéticos

Existem algumas formas de se proteger desses golpes cibernéticos. Como, por exemplo, nunca comprar nada que não seja do site oficial do evento. Por mais bem feito que sejam os sites falsos, sempre existe algum detalhe que integra a verdade. Faça pesquisas em sites confiáveis para saber onde você pode realizar a compra.


Na hora de fazer compras online, opte por cartão de débito ou crédito  que possua um limite diário para esse tipo de compra. Deixe esse limite em um valor consideravelmente baixo. Assim, caso os dados do cartão sejam roubados, o prejuízo não será tão alto.


Sempre desconfie de promoções boas demais, principalmente se elas forem de sites e empresas que você não conhece. Ativar a autenticação de dois fatores também é uma boa maneira de proteger os aplicativos de bancos.


Contar com uma boa solução de segurança da informação é essencial para se proteger de sites e e-mails de phishing e outros tipos de golpes digitais. A Setrix conta com as melhores soluções! Entre em contato e saiba como podemos ajudar!


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page